A arte de contar histórias existe há séculos. Pela contação de histórias, a humanidade passou entretenimento e experiências através das gerações, gerando diversos legados culturais. Com o tempo, o hábito de contar histórias foi adquirindo importância além do entretenimento sem compromisso. A interação e a atenção despertadas por uma história bem contada são características importantes para os meios de mídia, que as usam na ferramenta conhecida como storytelling, a contação de histórias cativantes e impactantes.
À luz do que Henry Jenkins chama de cultura da convergência, o storytelling se desenvolveu para fazer sucesso nos e entre os diferentes tipos de mídias no universo cultural e tecnologicamente desenvolvido em que vivemos. A produção e divulgação de histórias envolvendo diversas mídias em conjunto pode levar ao sucesso imediato de marcas e produtos, também conhecidos como franquias de mídias, desde a concepção. A narrativa entre mídias, muito diferenciada dos modelos narrativos convencionais, é chamada de storytelling transmídia.
Geradas através da criação de profundos universos multimídia e de uma complexidade narrativa, as ações de storytelling transmídia ganharam força no contexto do desenvolvimento tecnológico televisivo e telefônico, com o surgimento de dispositivos capazes de reproduzir os mais diversos tipos de mídias, tais como smartphones e tablets. Tais dispositivos permitem uma experiência diferente de vivência de um determinado universo narrativo, o que auxilia em muito o consumidor/telespectador/internauta/fã na análise que ele faz da história que está absorvendo. Essas inovações, introduzidas no já citado contexto colaborativo, coletivo e participativo da cultura de convergência, permitem a existência de histórias além das simples histórias. Histórias em que o consumidor assume papéis além do de simples ouvinte-consumidor, em que ele pode interagir da forma que o produtor-contador quiser oferecer e compartilhar essas interações no universo cada vez mais crescente das mídias sociais, onde um surpreendente fluxo de informações é publicado e visto por milhões de pessoas. A transmidialidade faz com que as mídias ajudem umas às outras a manter o interesse humano pela complexa narrativa compartilhada, levando o público a imergir profundamente nos universos criados por essas narrativas.
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